Pular para o conteúdo principal

Regime Ayurveda para a depressão de inverno

Depressão de inverno

 Noites longas dias curtos suéteres roupas quentes e clima frio deixam muitos de nós doentes e deprimidos.  

Essa depressão que surge especialmente no inverno é um Transtorno Afetivo Sazonal (TAS) e costuma ser chamada de Time Blues de inverno ou Depressão de inverno.  A causa exata dessa depressão ainda não está clara.  Mas poucos cientistas acreditam que a falta de exposição à luz solar seja a razão para esse distúrbio. 

Os sintomas da depressão de inverno são tendências a comer em excesso desejo por carboidratos e doces, e ganho de peso.

Nossos ancestrais haviam observado essa mudança nos humanos?  A resposta é sim.  Eles recomendaram algum remédio?  Sim, eles recomendaram remédios naturais simples e eficazes para superar o transtorno afetivo sazonal.  Eles estabeleceram diretrizes explícitas sobre dieta e estilo de vida que devem ser seguidas de acordo com as estações.

A temporada de inverno é marcada como Hemanta ritu e Sisira ritu em ayurveda.  Hemanta ritu começa em meados de novembro e termina em meados de janeiro.  Isso ocorre no solstício do sul que é chamado de visarga kala ou dakshinayana em ayurveda.  A Sisira ritu começa em meados de janeiro e vai até meados de março.  Sisira ritu cai no solstício do Norte que é chamado de Aadana kaala ou uttaraayana.

A resposta do corpo humano a esta estação é muito bem explicada no ayurveda.  As pessoas terão mais força e sua capacidade de digestão será aumentada. Isso é marcado pelo aumento da fome.  Esses sintomas são causados ​​pelo aumento do fogo corporal que é sustentado por vata.  Vata dentro do corpo aumenta no inverno por causa do frio e da secura que prevalecem na atmosfera externa. A depressão do inverno é notada principalmente em pessoas que têm vata como o principal constituinte de sua prakriti ou constituição corporal.  

A causa desse tipo de mudança são as noites mais longas de inverno. Terapia de luz é recomendada por médicos para blues de inverno.  A exposição à luz artificial pode causar dor de cabeça irritabilidade cansaço visual incapacidade de dormir e fadiga.  A exposição à luz solar e se a luz solar não estiver disponível sentado perto da lareira é o remédio sugerido no Ayurveda.

Manter a casa bem iluminada com luz ajuda a reduzir a intensidade da depressão.

Exercícios moderados como ioga são outro remédio para a depressão de inverno.  O Ayurveda recomenda massagem com óleo (abhyanga) no corpo e na cabeça (moordha taila.).  Entregar-se ao ato sexual para manter o humor elevado e o corpo aquecido é outro remédio ayurvédico fortemente sugerido.

Encontrar amigos que são gentis e compreensivos aumenta o moral e ilumina o dia.  Passar o tempo com os amigos na praia ajuda a expor seu corpo ao sol e mantém seu ânimo alto.

 Relaxar com meditação massagem música leve e risos ajuda em grande medida.

As dicas ayurvédicas a seguir ajudam a prevenir e reduzir a intensidade da desordem sazonal do inverno os azuis do inverno.

1. Exponha-se à luz do sol o máximo que puder.  Na ausência de luz solar sentar perto da lareira é muito útil.

2. Massageie seu corpo com óleo de ervas balanceadoras vata (abhyanga).  Nunca se esqueça de passar óleo na cabeça (moordha taila.).

3. Em seguida remova o óleo em banho-maria.  Uma mistura de farinhas de grama amarela (channa) grama verde (moong) sementes de feno-grego (methi) em proporções iguais é o melhor esfoliante à base de ervas que pode ser usado para remover o óleo.  Essa mistura impede a lavagem do óleo natural da pele. 

4. Coma sopas quentes. 

5. Use alimentos balanceadores vata como trigo óleo milho grama-preta e açúcar mascavo. 

6. Agrade suas papilas gustativas com sabores, doce azedo e salgado

7. Sempre use água quente para todas as atividades de rotina diária.

8. Use cobertores grossos e lençóis de algodão seda e lã.

9. Sempre use calçados.

10. Entregue-se ao ato sexual.

11. Passe seu tempo de lazer com amigos e parentes de quem você gosta.

Comente se gostou ou não?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Clavícula de Salomão

 O segredo dos segredos A Grande Clavícula de Salomão é um misterioso e lendário artefato que dizem possuir imenso poder e conhecimento. Segundo textos e lendas antigas, era uma chave mágica para os segredos do universo e a sabedoria do rei Salomão. A clavícula, também conhecida como Chave de Salomão ou Clavicula Salomonis, teria sido escrita pelo próprio rei Salomão, famoso por sua grande sabedoria e poderes mágicos. Diz-se que contém instruções sobre como convocar e controlar espíritos, demônios e anjos, bem como realizar vários feitiços e rituais. A clavícula tem sido objeto de muitos mitos e lendas, e sua existência e autenticidade são objeto de debate entre estudiosos e historiadores. Alguns acreditam que a clavícula é um artefato real, enquanto outros pensam que é uma criação puramente mítica. Uma das lendas mais conhecidas em torno da clavícula é que ela foi usada pelo rei Salomão para controlar um poderoso demônio chamado Asmodeus. Segundo a lenda, Asmodeus foi capturado por Sa

O ácido cítrico e suas utilização na alimentação

  Ácido cítrico, é um ácido orgânico fraco encontrado naturalmente em frutas cítricas, como limões, laranjas e toranjas. É amplamente utilizado na indústria de alimentos e bebidas como conservante natural, intensificador de sabor e acidulante. Quimicamente, o ácido cítrico é um ácido tricarboxílico com a fórmula química C6H8O7. Tem um sabor azedo e é altamente solúvel em água. O ácido cítrico é um ácido fraco, o que significa que não se dissocia totalmente em água e tem um pH de aproximadamente 2,2. Na indústria alimentícia, o ácido cítrico é comumente usado como intensificador de sabor e conservante em refrigerantes, sucos, compotas e geleias. Também pode ser usado como acidulante em fermento em pó e como agente quelante para remover metais no processamento de alimentos. O ácido cítrico também é utilizado na indústria farmacêutica como excipiente na produção de medicamentos, principalmente em comprimidos efervescentes, e como regulador de pH em alguns colírios. Além disso, o ácido cít

Dicas para o uso comestível do (cannabis) CBD

. Comestíveis CBD podem ajudá-lo a lidar com problemas de saúde específicos ou aumentar seu bem-estar geral.  Em comparação com outros métodos de entrega, eles também protegerão sua privacidade e fornecerão efeitos mais duradouros 1. Comece pequeno.  A maioria dos especialistas recomenda começar com cerca de 20 a 25 miligramas por dia.  Você pode aumentar a dosagem até atingir os resultados desejados, especialmente se estiver tentando controlar uma condição crônica. 2. Pesquise com cuidado.  As alegações de marketing para alguns produtos podem não ser confiáveis.  Consulte fontes confiáveis ​​como a Charlottes Web e publicações, e sites de universidades. 3. Compre com inteligência.   Além da leitura dos rótulos é importante solicitar um certificado de análise de um laboratório independente.  Isso vai lhe dizer os ingredientes e ajudá-lo a evitar contaminantes.  Empresas respeitáveis ​​também fornecerão atendimento adequado ao cliente. 4. Acelere o processo.  Dependendo de fatores ind